top of page
Buscar

Joe Rogan relembra estreia no UFC no mesmo dia de primeiro título de Belfort

  • leandrotumasz4
  • 23 de mai. de 2015
  • 4 min de leitura

joerogan.jpg

Comentarista do UFC, Joe Rogan é uma das figuras mais conhecidas da organização. É ele quem apresenta os lutadores durante a pesagem dos eventos e quem entrevista os atletas vencedores ainda dentro do octógono. O que pouca gente sabe, no entanto, é que Rogan estreou na organização no mesmo dia que Vitor Belfort se sagrou o campeão mais jovem da história do Ultimate, em 07 de fevereiro de 1997.

De lá para cá, pouco mais de 18 anos se passaram e ambos continuam no esporte, cada um em sua função. O analista, no entanto, se lembra como se fosse ontem da primeira vez que viu o "Fenômeno" brilhar no Ultimate:

- Não há ninguém daquela era que ainda seja competitivo hoje. Não estou falando apenas de lutar pelo cinturão, mas sim de alguém que ainda vem de três das vitórias mais espetaculares de sua carreira. É algo sem precedentes. Que eu me recorde, não há ninguém como o Vitor no UFC ou em nenhum outro tipo de esporte de combate. Eu acho que aquele dia foi em uma época muito primitiva do Ultimate. Era o UFC 12, em 1997, um esporte relativamente desconhecido, visto como algo esquisito ou um show de horrores e o Vitor estreou naquele dia muito importante, porque foi a primeira vez que nós vimos trocadores de elite no UFC. Quando o Vitor entrou naquele ringue, o que foi maravilhoso é que ele não era apenas um lutador faixa-preta de jiu-jítsu e pupilo de Carlson Gracie, mas ele tinha um pacote completo. Ele foi o primeiro cara que surgiu com esse pacote completo. Ele tinha wrestling, uma velocidade ridícula de golpes com as mãos, força, poder e era esse fenômeno de 19 anos de idade - declara em entrevista ao Combate.com.

Naquela época, o UFC estava em seus primórdios e ainda começava a definir as suas categorias de peso. Só haviam duas divisões (peso-médio e peso-pesado) e não existiam cinturões, com os campeões sendo definidos por torneios de uma noite. Vitor venceu duas lutas na mesma noite, contra adversários bem maiores do que ele, para se sagrar campeão do torneio peso-pesado. Para Rogan, a performance do brasileiro naquele dia quebrou paradigmas e foi fundamental para que uma nova era se iniciasse no MMA:

- Vitor entrou lá e destruiu completamente os dois lutadores que enfrentou. Em sua primeira luta, naquela noite, o Tra Telligman não fazia ideia do que iria acontecer. Ele achou que iria enfrentar algum faixa-preta de jiu-jítsu e aí o Vitor entra lá com as luvas de MMA que nós vemos hoje o tempo todo, mas naquela época eles lutavam na mão seca. E o Belfort destruiu o adversário e brilhou mais do que uma árvore de Natal. Aquilo foi maluco! Eu nunca tinha visto alguém ter tanta velocidade nas mãos como ele. E depois, Belfort enfrentou Scott Ferrozzo, que tinha mais de 136 kg, e o atropelou. Então foram duas vitórias sensacionais por nocaute e acho que isso marcou o início dessa era de novo estilo de MMA. Vitor não é apenas um pioneiro no sentido de que ele já lutava em 1997, ele é um pioneiro porque mudou a percepção do que era possível se fazer dentro do octógono.

Cerca de 18 anos depois de sua estreia na organização, Joe Rogan entrevista Vitor Belfort na pesagem do UFC 187 (Foto: Evelyn Rodrigues)

O comentarista do UFC sabia que o brasileiro teria um futuro de sucesso no esporte e afirma que nunca imaginou que Belfort pudesse continuar no topo dezoito anos depois de sua primeira conquista na organização. - Vê-lo depois de todos esses anos ainda no esporte é algo incrível e ele não está lutando e competindo porque ama fazer isso e não sabe como se aposentar, ele está disputando o cinturão e vem de três nocautes espetaculares no primeiro round contra adversários de nível mundial, nocauteando Dan Henderson, Luke Rockhold e Michael Bisping, todos no primeiro round e com chutes sensacionais, ou seja: ele ainda adicionou novos golpes em seu arsenal, como chutes altos, chutes rodados… Vocês viram o que o Rockhold fez com o Machida e lembre-se que o Vitor o atropelou e fez o mesmo com o Dan Henderson. Acho que ele está em uma posição única quando falamos de artes marciais mistas. Belfort é um veterano e, também, o desafiante mais perigoso ao cinturão. E é um veterano competindo assim há quase 20 anos, então é realmente algo inacreditável. Para mim, é uma memória muito especial o fato de eu ter estado lá no UFC 12. Porém, eu nunca imaginaria que, quase 20 anos depois, Vitor estaria disputando o cinturão e sendo um dos desafios mais perigosos que o Chris Weidman poderia ter. Isso é realmente inacreditável e eu não me lembro de ter visto isso acontecer em nenhum outro esporte de combate antes -finalizou.

O canal Combate transmite o UFC 187 ao vivo, direto de Las Vegas, neste sábado a partir das 19h (horário de Brasília), com acesso também pelo aplicativo Combate Play. O Combate.comacompanha o evento com Tempo Real e transmissão das duas primeiras lutas a partir de 19h45m. Durante todo o evento será possível participar do Tempo Real que esquentará o clima para as disputas de cinturão. Basta enviar uma mensagem no Twitter com a hashtag #CombatenoUFC187.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page