AS PRINCIPAIS REGRAS DO MMA NO UFC
- leandrotumasz4
- 3 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

O MMA (Artes Marciais Mistas) surgiu na Grécia em 648 a.C., sendo considerado o primeiro esporte que continha técnicas de chão e luta em pé, servindo como treinamento para militares. Com a modernização do esporte, principalmente nos anos 20, regras e regulamentações foram criados a fim de manter a saúde física dos atletas e definir limites para as disputas. Confira um resumo das principais regras de MMA.
Regras do MMA no UFC: Categorias e equipamentos
Dependendo das condições, a comissão regulatória pode criar uma categoria intermediária.
Os lutadores precisam usar três equipamentos básicos de proteção para o MMA: protetor bucal, genital e luvas. Se o protetor bucal cair durante a luta, o árbitro deve pedir tempo para que o atleta possa colocar novamente. A luva deve pesar entre 113 e 170 gramas e deverá ser fornecida pelo promotor do evento e aprovada pelos juízes.
Os trajes permitidos no UFC são shorts para MMA, shorts vale tudo, shorts para kickboxing ou outro tipo aprovado pela comissão da luta. O uso de camisetas é permitido apenas para lutadoras.
Proibições e penalidades no UFC
As regras do MMA tem o objetivo principal de preservar o atleta, assim qualquer tipo de ação ou golpe com a intenção de prejudicar o atleta é proibido, como golpes com os pés ou joelho na cabeça de um adversário caído, golpes na garganta, segurar na cerca do octógono, atacar um oponente após o final do round e deixar o protetor cair intencionalmente ou simular faltas. Apenas o árbitro e o médico presente no local podem acessar o octógono e interromper a disputa no período da luta.
As penalidades no UFC dependem da gravidade da falta, sendo que o árbitro deve passar a decisão para a Comissão, determinando a quantidade de pontos perdidos ou se o atleta será desqualificado da luta. Se o lutador que está por baixo cometer uma infração, o árbitro deve notificá-lo e tomar uma decisão posteriormente.
Categoria de peso :
Masculino
Peso Mosca
PESOAté 56,7 kg
ATUAL CAMPEÃO
Demetrious Johnson
Lutadores
Peso Galo
PESOAté 61,2 kg
ATUAL CAMPEÃO
T.J Dillashaw
Lutadores
Peso Pena
PESOAté 65,8 kg
ATUAL CAMPEÃO
José Aldo
Lutadores
Peso Leve
PESOAté 70,3 kg
ATUAL CAMPEÃO
Rafael dos Anjos
Lutadores
Peso Meio-Médio
PESOAté 77,6 kg
ATUAL CAMPEÃO
Robbie Lawler
Lutadores
Peso Médio
PESOAté 83,9 kg
ATUAL CAMPEÃO
Chris Weidman
Lutadores
Peso Meio-Pesado
PESOAté 93,0 kg
ATUAL CAMPEÃO
Daniel Cormier
Lutadores
Peso Pesado
PESOAté 120,2 kg
Até 120,2 kg
ATUAL CAM
Até 120,2 kg
ATUAL CAMPEÃO
Cain Velásquez
Feminino
Peso Palha - Feminino
PESOAté 52,0 kg
ATUAL CAMPEÃO
Joanna J?drzejczyk
Lutadores
Peso Galo - Feminino
PESOAté 61,0 kg
ATUAL CAMPEÃO
Lutadores
Ronda Rousey
Resultados
Uma luta de MMA no UFC é composta por três rounds de cinco minutos cada, com um minuto de intervalo para descanso dos lutadores. Na disputa por título os combates são sancionados a cinco rounds com cinco minutos, no máximo. O vencedor de cada round ganha 10 pontos e o perdedor 9 ou menos. Os juízes avaliam a técnica dos lutadores, dando mais atenção para ataques e agarramentos efetivos, controle da área de luta e defesa, considerando números de quedas e reversões.
A marcação do placar se baseia em quatro critérios. Um round 10-10 acontecerá quando houver demonstração de equilíbrio e nenhum dos lutadores apresentar domínio da luta. O score 10-9 acontece quando um dos lutadores ganha por uma pequena diferença, seja em maior número de golpes ou agarramentos. Um round com score 10-8 mostra que o lutador dominou o adversário por um golpe ou agarramento. Quando o lutador dominar totalmente o adversário, o round terá score 10-7.
Por fim, a definição do resultado da luta pode ocorrer de cinco formas principais:
Estas são as principais regras do MMA. Vale lembrar que, dependendo do país e da competição, ela pode sofrer pequenas variações. O texto completo do regulamento pode ser visto no site do UFC.
Posts recentes
Ver tudoEm fase final de preparação para a disputa do ADCC 2015, que acontece dias 29 e 30 de agosto, em São Paulo, o tetracampeão mundial...
Comentarios