top of page

Sistema de graduação e ordem de faixas no Jiu-Jitsu

Aprenda a ordem de faixas no jiu jitsu e o sistema de graduação da Confederação Brasileira de Jiu Jitsu (CBJJ), neste post apresentamos a parte da regra que detalha a ordem das faixas e os critérios utilizados para graduação da faixa branca a faixa preta e ao final deste post assista a um vídeo (em inglês) com a história do sistema de graduação do Gracie Jiu-Jitsu.

Por que existe o sistema de graduação e sistema de faixas no jiu-jitsu

O sistema de graduação de faixas de jiu-jitsu representado pela seqüência de faixas do jiu-jitsu foi instituído com o intuito de uniformizar e facilitar o ensino e a prática do Jiu-Jitsu brasileiro, assim como padronizar os modelos de competição e serão apresentados aqui conforme o Sistema Geral de Graduação IBJJF.

Seguindo o espírito do Livro de Regras do Jiu-Jitsu lançado em janeiro de 2012, o Sistema Geral de Graduação busca tornar simples o entendimento do processo de evolução de cada praticante dentro do esporte desde a faixa-branca até a faixa vermelha.

Divisão das faixas por grupos de idade

O Sistema de graduação é dividido em dois grandes grupos de idade, sendo eles de 04 a 15 anos e acima dos 16 anos. Não é recomendado pela IBJJF a iniciação de alunos antes dos 04 anos de idade.

Como calcular a idade do atleta

A idade do atleta é calculada com base na fórmula: ANO CORRENTE – ANO DE NASCIMENTO = IDADE DO ATLETA

Graduação de faixas de 4 a 15 anos

Agora separado em grupos de cores (cinza, amarela, laranja e verde), o novo sistema para crianças e jovens torna a prática do Jiu-Jitsu muito mais estimulante e atrativa, com graduações mais frequentes, o que proporciona o avanço constante dentro da atividade.

Idades mínimas

Branca – qualquer idade grupo Cinza (faixa cinza e branca, faixa cinza, faixa cinza e preta) – 4 a 15 anos grupo Amarelo (faixa amarela e branca, faixa amarela, faixa amarela e preta) – 7 a 15 anos grupo Laranja (faixa laranja e branca, faixa laranja, faixa laranja e preta) – 10 a 15 anos grupo Verde (faixa verde e branca, faixa verde, faixa verde e preta) – 13 a 15 anos

dades mínimas para praticantes a partir de 16 anos

Branca – qualquer idade Azul – 16 anos ou mais Roxa – 16 anos ou mais Marrom – 18 anos ou mais Preta – 19 anos ou mais Vermelha e preta – 50 anos ou mais Vermelha e branca – 57 anos ou mais Vermelha – 67 anos ou mais

Como há essa divisão de idades, no ano em que o atleta completar 16 anos ele deverá ser promovido para a nova graduação de acordo com a faixa que possui.

Branca – Mantém-se na branca Cinza, amarela, laranja – torna-se azul

Períodos mínimos em cada faixa

A graduação dos praticantes também obedece aos seguintes períodos mínimos de permanência em cada cor de faixa: Praticantes entre 04 e 15 anos – não há período mínimo de permanência em cada faixa.

Praticantes de 16 e 17 anos

Branca – não há tempo mínimo Azul – não há tempo mínimo Roxa – 2 (dois) anos

Praticantes a partir dos 18 anos da faixa branca à faixa marrom

Branca – não há tempo mínimo Azul – 2 (dois) anos Roxa – 1 (um) ano e meio Marrom – 1 (um) ano

Praticantes a partir da faixa preta*

Preta – 31 anos Vermelha e preta – 7 anos Vermelha e branca – 10 anos Vermelha – indefinido

* Os períodos para faixa preta são fixos e não mínimos e determinam o tempo que cada praticante deverá permanecer em cada faixa.

Tempo da faixa branca a preta

O tempo que o atleta vai levar para ser graduado da faixa branca à faixa preta fica a critério de cada professor, devendo ser obrigatoriamente respeitado o período mínimo de permanência em cada cor de faixa.

Ponta preta e sistema de graus

Todas as faixas no jiu-jitsu com exceção da faixa preta, devem possuir em uma das pontas um tecido preto de 10cm, com espaçamento de 2,5 a 3cm do final da faixa, conforme mostrado na imagem abaixo.

A ponta preta, como é conhecido este tecido, serve para que o atleta receba os seus graus, que são graduações intermediárias entre as trocas de cores das faixas.

Para praticantes até 15 anos, a IBJJF recomenda o sistema de graduação mensal, trimestral e quadrimestral, conforme já falado anteriormente, já nas acima dos 16 anos, são utilizadas recomendações diferentes conforme veremos a seguir.

Branca, Azul, Roxa, Marrom – São divididas em faixa lisa e mais 4 (quatro) graus. Preta – É dividida em faixa lisa e mais 6 (seis) graus. Vermelha e Preta – Representa o sétimo grau da faixa-preta Vermelha e Branca – Representa o oitavo grau da faixa-preta Vermelha – Representa o nono e o décimo graus da faixa-preta

OBS.: Até a faixa-marrom, a adoção do sistema de graus fica a critério de cada professor. Da faixa-preta em diante é obrigatória a adoção do sistema de graus definido pela IBJJF.

A Faixa preta é dividida em faixa lisa e mais 6 graus;

A Faixa Vermelha e Preta representa o 7º grau da Faixa Preta; A Faixa Vermelha e Branca representa o 8º grau da Faixa Preta; A Faixa Vermelha representa o 9º e o 10º grau da Faixa Preta.

Observações

  • A ficha de registro de um atleta graduado nas faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom deve ser assinada por um faixa-preta registrado na IBJJF.

  • A graduação de uma atleta à faixa preta só poderá ser assinada por um professor faixa-preta no mínimo segundo grau diplomado pela IBJJF.

  • Instrutores faixa-marrom só poderão graduar praticantes até a faixa-roxa e instrutores faixa-roxa só poderão graduar atletas até a faixa-azul

  • Perguntas frequentes sobre faixas

  • Em quanto tempo eu chego a faixa preta?

O tempo que o atleta vai levar para ser graduado da faixa branca à faixa preta fica a critério de cada professor, devendo ser obrigatoriamente respeitado o período mínimo de permanência em cada cor de faixa.

O que significa faixa preta com ponta branca?

Muita gente estranha o uso da ponta branca na faixa preta, por não ser muito comum. A ponta branca é destinada a atletas competidores, mas o seu uso é facultativo, podendo o atleta lutar com a faixa preta lisa ou com a ponta vermelha (com ou sem graus).

Quanto tempo da preta para a coral?

Após receber a faixa preta, o atleta conseguirá chegar a faixa coral (vermelha e preta) após 31 anos de registrado com faixa preta.

Com quantos anos você pode pegar a faixa vermelha?

A idade mínima para conquistar a faixa vermelha é de 67 anos.

É preciso ter exames de faixa para subir de faixa?

O exame de faixa é muito particular de cada academia, a IBJJF não impõe qualquer avaliação técnica como impeditivo para graduação do atleta.

Para que serve a faixa verde e amarela?

Você deve ter notado que não aparece na lista de graduação de faixas a faixa verde e amarela, o motivo disso é que a faixa verde e amarela não é uma faixa de graduação. Saiba mais detalhes no artigo para que serve a faixa verde e amarela no jiu jitsu.


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page